Histórico


O 1º BPTran teve sua origem com a Escola de Formação de Soldado/92, turma Ex-Soldado PM JOSÉ IVANILDO LOPES DOS SANTOS, com conclusão de 99 (noventa e nove) Soldados, e sua formação foi na própria OME, onde hoje funciona a sede do Batalhão.
Com a substituição gradual do efetivo do BPRv empenhado no Trânsito Rodoviário, sem sofrer solução de continuidade durante a transição e sob a coordenação do CPRM e CPI, foi ativado o 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano.
Criado pelo Decreto Estadual n.º 15951, de 30 de julho de 1992, do Governo do Estado, o 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito, que também é denominado Batalhão Felipe Camarão, em homenagem a esse ilustríssimo herói da história pernambucana, possui a missão precípua de executar o policiamento Ostensivo de Trânsito (POTran) nas suas diversas variáveis, nas vias urbanas da Região Metropolitana do Recife, situado à Rua Arsênio Calaça, 600, bairro de San Martin.
Hoje, o 1º BPTran, acompanhando a evolução da sociedade, que exige diuturnamente recursos humanos e materiais do Estado, cada vez mais aperfeiçoados para consecução de seu objetivo, desenvolve os trabalhos de atendimento ao público-alvo, no caso específico, o condutor de veículo automotor, com uma parceria entre a referida Unidade Especializada e os demais Órgãos Operativos de Trânsito de nosso Estado, entre eles o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a Grande Consórcio Recife de Transportes – GCRT e os Órgãos Municipais de Trânsito da RMR, que juntos disciplinam as vias, orientam seus usuários e por fim coíbem as ações que infringem a Lei nº 9.503, de 27 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
O bom relacionamento em comento proporciona uma fiscalização eficiente e eficaz na labuta diária em prol de uma circulação de veículo mais disciplinada e salutar, através de diversas operações desenvolvidas pela Unidade e seus parceiros.
O 1º BPTran, além das atividades de trânsito atua operacionalmente na Região Metropolitana do Recife, executando o Policiamento Ostensivo, efetuando apreensão de armas de fogo, recuperação de veículos roubados e furtados, prisão de meliantes de alta periculosidade, intervindo em ocorrências de seqüestro dentre outras, elevando o nome do 1º BPTran entre as Unidades que mais contribuem no combate à violência urbana.
Os problemas do trânsito de veículos em nossa sociedade são complexos, mas não por isso impossíveis de serem sanados. Com boa vontade, interesse público e desprendimento, conseguiremos, se não resolvê-los, mas com certeza, minimizá-los, tido em prol do bem estar do cidadão pernambucano e daqueles que nos visitam.