terça-feira, 29 de junho de 2010

DENATRAN INICIARÁ EM 9O DIAS SIATEMA INTEGRADO SOBRE RECALL DE AUTOMÓVEIS



O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, garantiu no dia 25JUN10, que em 90 dias começará a funcionar um sistema integrado de informações sobre recall de veículos. “A informação será lançada no sistema e o proprietário só poderá vender o automóvel depois da realização do reparo”, explicou, durante audiência pública da Comissão de Viação e Transportes.

De acordo com o dirigente do Denatran, a base de dados será abastecida por diversos órgãos públicos, que deverão garantir o sigilo das informações. Para assegurar a proteção dos dados, Silva explicou que a ideia é firmar convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), de modo que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) possa convocar os interessados no recall sem ter acesso ao seu cadastro.

Autor do requerimento para a realização da audiência, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) acredita que o sistema integrado de informações dará segurança ao consumidor. “A partir do momento em que a necessidade de recall constar no registro do carro, teremos a certeza de que esse automóvel pode circular”, afirmou.

Parcerias internacionais

A diretora-substituta do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), Juliana Pereira da Silva, adiantou que a instituição estuda firmar parceria com órgãos norte-americanos e australianos que cuidam de recall de automóveis. “Queremos ampliar as redes de informação para que, se houver problema em um país, os procedimentos sejam adotados também no outro”, explicou.

Juliana Silva ressaltou que os dois países de colonização inglesa contam com bastante experiência na realização desse tipo de procedimento. “Enquanto, no Brasil, foram realizados 56 recalls nos últimos dois anos, nos Estados Unidos foram mais de 500, e na Austrália, quase 150″, relatou.

O diretor de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Alfredo Lobo, também informou que a instituição assinou, na semana passada, um convênio com a comissão de defesa do consumidor norte-americana (Consumer Product Safety Commission) para ter acesso à sua base de dados gratuitamente.

Testes de segurança

Além da melhoria nos procedimentos de recalls, Hugo Leal defendeu também mudanças nos critérios para autorizar a comercialização de veículos no País. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) determina que compete aos fabricantes ou importadores comprovar o atendimento dos requisitos de segurança. “Está na hora de avançarmos”, sustentou o deputado.

Na opinião dele, uma vez que a instalação da infraestrutura necessária à realização dos testes de segurança é onerosa, a solução é estabelecer parcerias com instituições que ofereçam esses serviços.

Fonte: Portal do Trânsito

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cresce número de doações para vítimas da enchente em Pernambuco


As doações para as vítimas das chuvas em Pernambuco não param de chegar aos postos de arrecadação, principalmente nas unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O transporte dos itens às áreas afetadas, porém, representa um grande desafio agora.
As autoridades apelam para que os donos de caminhões entrem na campanha para levar o material até os municípios atingidos, que precisam urgentemente de água, alimentos e roupas. O Governo do Estado já disponibilizou todos os caminhões possíveis, mas a quantidade não é sudiciente. “Quem tiver caminhões e quiser colocar à disposição, para nós, será muito bom”, disse o coronel Alexandre Guarines, gerente do Comitê de Crise.
Até agora, mais de dez caminhões, cada um com mais de cinco toneladas de donativos, seguiram viagem para os municípios de Vitória de Santo Antão, Palmares e Barreiros. Quando o material chegar às localidades, o Exército vai se responsabilizar pela distribuição.
Para ajudar às vítimas, uma carreta do Corpo de Bombeiros leva 45 mil litros de água para auxiliar na limpeza das cidades.
O major Sérgio Rodrigues, assessor de comunicação da Polícia Militar, falou sobre a melhor forma de doar água e alimentos: “tragam água mineral, de preferência garrafões de 1 litro e cinco litros. tragam também alimentos não perecíveis, de pronto consumo e que sejam enlatados, para serem transportados com mais facilidade”.
CEASA
Nesta quarta-feira (23), o Comitê de Gerenciamento da Crise, criado pelo Governo do Estado, decidiu que a Ceasa ficará responsável pelo armazenamento e envio das doações.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Locais que recebem doações para vítimas das chuvas.


Sejam solidários nos ajudem a salvar vidas

Itens necessários: Alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, lençóis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos infantis. Locais de doação Sistema.

Quartéis da PM e Corpo de Bombeiros

COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO – PMPE
End.: Praça do Derby, s/n° - Derby, Recife-PE
Tel.:(81) 3181-1370 
 
Quartel do Corpo de Bombeiros
Avenida João de Barros - Informações: 3182-9104;
Quartéis do Exército Brasileiro 
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Subseccional da OAB de Caruaru
Rua Cônego Júlio Cabral, 267, Bairro Universitário
Faculdade Maurício de Nassau
Rua Guilherme Pinto, 114 - Graças
Rua Fernandes Vieira, 110 - Boa Vista Faculdade Joaquim Nabuco
Av. Senador Salgado Filho S/N - Centro - Paulista/PE - CEP: 53.401-440 RECIFE: Av. Guararapes, 233 - Centro - Recife/PE Federação Espírita de Pernambuco
Av. João Barros, 1629 - Recife - PE, 52021-180 Instituto Pró-Cidadania
Rua Castro Alves, 343 - Encruzilhada - Recife/PE Conselho Regional de Enfermagem
Rua Barão de São Borja, 243 Recife - PE, 50070-310 Lojas Frutaria

Boa Viagem

Avenida Conselheiro Aguiar, n° 3621
Casa Forte
Avenida 17 de agosto, n° 125
das 7h às 20h.

Cabo de Santo Agostinho
Centros de referência em Assistência Social (Cras)
em Ponte dos Carvalhos e do Cabo
Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher
Recolhimento pode ser requisitado pelos telefones:
(81) 3521-6759 / (81) 3521-6718

Legião da Boa Vontade (LBV)
Rua dos Coelhos,219, Boa Vista. Fone:(81)3413-8600 Sintepe
Rua General Semeão, 39, em Santo Amaro.
Informaçõe
s pelo 2127-8876. Centros de Referência em Assistência Social de Cabo de Santo Agostinho
Avenida Israel Felipe, na Vila Roca, e na Avenida Diomedes Ferreira, em Pontes dos Carvalhos NO INTERIOR
Secretaria de Ação Social de Gravatá
Rua Francisco Bezerra de Carvalho, em Gravatá, ou em caminhões que passam pelas ruas coletando doações

Prefeitura de Gravatá
Secretaria de Finanças, Secretaria de Saúde,
Secretaria de Ação Social e Praça da Matriz
A Secretaria de Ação Social fica na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, Centro
(81) 3563-9057 / 3563-9037
Palmares
A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE)
Rua Amaro Bezerra nº 489 – Derby - Recife
(81) 3423-0604 / 3423-9907
Recebendo doações das 8h às 12h e das 13h às 17h

Prefeitura Municipal de Barra de Guabiraba
Recolhendo doações nos números abaixo:
(81) 8848-1144 / (81) 9144-6052
(81) 9144-6053 / (81) 3758-1145

Outras formas de doar
Cidade Alta Transportes em Paulista, Olinda e Recife
Os 223 ônibus de 31 linhas são pontos de arrecadação itinerantes.
Doações de outros Estados:
Moradores de outros Estados interessados em doar devem procurar as defesas civis locais e informar o destino da ajuda (Pernambuco ou Alagoas).

Barreiros
Posto da Polícia Rodoviária Federal de Barreiros, PE

Banco do Brasil
Agência 0710-2
Conta corrente 6070-4


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Contran regulamenta curso para Mototáxi e Motofrete


Conselho define curso de formação para os profissionais que realizam o serviço de Mototáxi e Motofrete

            O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou nesta sexta-feira (18) a Resolução 350, que regulamenta o curso especializado obrigatório destinado a profissionais que realizam transporte de passageiros (Mototaxista) e entrega de mercadorias (Motofretista). A partir de 15 de dezembro os Mototaxistas e Motofretistas deverão realizar o curso obrigatório de 30 horas-aula para o exercício da atividade.
De acordo com a Lei 12.009, para o exercício do Mototáxi e do Motofrete é necessário que o profissional tenha completado 21 anos, possua habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A”, utilize colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos e seja aprovado em curso especializado, regulamentado pelo CONTRAN.
            Segundo a regulamentação do Conselho, o curso será dividido em duas etapas: Curso Teórico que terá carga horária de 25 horas-aula e o curso de Prática de Pilotagem Profissional com duração de 5 horas-aula.  Para realizar o curso, além dos requisitos exigidos pela Lei 12.009, o condutor não poderá estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação ou impedido judicialmente de exercer os seus direitos.
            Para ser aprovado no curso especializado o condutor deverá ter cem por cento de freqüência e ser aprovado com setenta por cento na avaliação. Em caso de reprovação o condutor terá prazo máximo de 30 dias para realizar nova avaliação.
        O curso será ministrado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou por instituições por eles autorizadas e abordarão assuntos relativos à ética e cidadania na atividade profissional, noções de legislação, gestão do risco sobre duas rodas e segurança e saúde.
De acordo com a Resolução, serão reconhecidos os cursos específicos, destinados a Motofretistas ou Mototaxistas, que tenham sido ministrados por órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, Sistema S ou instituições por eles credenciadas até a entrada em vigor da Resolução 350 (15 de dezembro de 2010).
O motociclista profissional deverá realizar o curso de reciclagem a cada cinco anos. Esse curso terá carga horária de 10 horas-aula, sendo o módulo teórico de 7 horas-aula e o de prática de pilotagem de 3 horas-aula.
Outro requisito para o exercício da atividade é a autorização do poder público concedente e o registro da motocicleta na categoria aluguel. 

sábado, 19 de junho de 2010

Lei Seca completa dois anos

Ministros das Cidades e da Saúde participam de evento no Rio de Janeiro, onde será lançada nova campanha de conscientização no trânsito

        
Os ministros das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, e da Saúde, José Gomes Temporão, fazem balanço de dois anos de vigência da Lei Seca e participam do lançamento de campanha de conscientização no trânsito, nesta sexta-feira (18) no Rio de Janeiro.
A Lei Seca (Lei 11.705), publicada em junho de 2008, alterou os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a Lei, o condutor que for flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por doze meses, multa de R$ 957,70, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado. A partir da promulgação da Lei Seca o Ministério das Cidades tem promovido campanhas de concientização sobre a importância de não dirigir sobre inflência do álcool, entre elas “Se for dirigir, não beba: Viver essa é a Lei”, "Que lembranças você quer levar do Carnaval" e "Eu sou Legal no Trânsito".
Dentro das ações voltadas à segurança no trânsito, o ministro Marcio Fortes lembra que o Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, coordenado pelo Ministério das Cidades/Denatran, tem discutido e avaliado propostas para a elaboração do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a próxima década. O Plano Nacional segue a Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, de 02 de março de 2010, que estabelece o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança Viária”.
      Entre as propostas do Plano Nacional estão o fortalecimento da capacidade de gestão do Sistema Trânsito, implementação da Inspeção Técnica Veicular, criação de programas de proteção ao pedestre, ciclista e motociclista e a promoção do cuidado e atenção integral às vítimas de trânsito. 

Campanha de trânsito
       O Ministério das Cidades inicia campanha publicitária no próximo domingo (20), que visa alertar motoristas em férias sobre a importância de tomar alguns cuidados antes de viajar e de não abusar da velocidade nas estradas. As peças serão veiculadas nacionalmente em televisão, rádio, jornais de capitais e mídia exterior.

 

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O BRASIL, A COPA E O TRÂNSITO

O Brasil já estreiou na Copa do Mundo, e teremos vários outros jogos – tomara que até 11 de julho. Isso mexe com a nossa população. Camisas verdes e amarelas nas ruas. Torcedores ansiosos. Estabelecimentos comerciais com horário diferenciado. Lotação nos bares.
O que fazer nesses dias, para que um dia de alegria não se transforme em tragédia ou mesmo uma situação chata que pode te atrasar para assistir ao jogo? Isto é fato, as pessoas que estão nas ruas podem estar mais nervosas que o normal, mais alteradas e com pressa de chegar a algum lugar.
O importante é não perder a concentração. Estar atento é fundamental para prevenir situações de risco. Se estiver num congestionamento, não perca a paciência. Coloque uma música calma no rádio e procure relaxar. É comprovado, motoristas nervosos e estressados podem estar mais propensos a brigas e acidentes que os demais.
Não deixe de olhar para todos os lados do veículo. Redobre o cuidado com motociclistas e pedestres. Eles também estão loucos para chegar em casa e acompanhar a seleção canarinho. Lembre-se: ver e ser visto é uma recomendação importante para se evitar atropelamentos e colisões com motos.
Para aqueles que vão assistir ao jogo com a “galera”, seja em bares ou casas de amigos, uma orientação é mais do que importante, se beber não dirija. Muitos órgãos de trânsito em várias cidades estão preparando blitze especiais para reforçar a obrigatoriedade da Lei Seca. Mais do que evitar as blitze e as multas, proteja a sua vida e a das pessoas que você ama, respeite a lei. Se beber, volte de táxi. Vá de carona com quem não bebeu. Enfim, de um jeito ou de outro, prevenir é sempre o melhor remédio.
Agora, só nos resta torcer! Boa sorte BRASIL!!!!!!!!!!

domingo, 13 de junho de 2010

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA INSTALAÇÃO DE ANTENAS CONTRA CEROL EM MOTOS.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a obrigatoriedade de instalação de antenas nas motocicletas para a proteção dos condutores contra fios com cerol de pipas. Atualmente, o condutor instala essas antenas por conta própria na parte dianteira das motos, perto do painel de instrumentos. Segundo o projeto, o equipamento deve ser um item obrigatório para o veículo sair da fábrica.

Aprovado em caráter conclusivo, o projeto seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário.

Substitutivos

O relator, deputado João Magalhães (PMDB-BA), aprovou o substitutivo já aprovado anteriormente pelas comissões de Viação e Transportes; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio ao Projeto de Lei 6378/05, do deputado Nilson Mourão. O substitutivo prevê que só poderão ser vendidas no País as motocicletas que também apresentem equipamento de segurança para proteção dos membros inferiores do condutor e do passageiro; pisca-alerta; e acendimento automático do farol.

O relator votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto e do substitutivo. De acordo com o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) é preciso também punir as pessoas que usam fios cortantes em pipas e outros brinquedos.


Fonte: Agência Câmara

DENATRAN ADIA PARA SETEMBRO INÍCIO DA FISCALIZAÇÃO DO USO DE CADEIRINHAS PARA CRIANÇAS.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiou para 1º de setembro o início da fiscalização do uso de cadeirinhas de segurança para crianças com menos de 7 anos e meio de idade. A medida deveria valer a partir de hoje (8), mas o Denatran constatou que muitos motoristas não estavam conseguindo encontrar o produto no mercado.

Segundo o diretor do órgão, Alfredo Peres da Silva, faltam equipamentos de segurança no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e da Bahia. “Esperamos que até a nova data a indústria consiga abastecer o mercado. O problema é que houve um aumento muito grande na procura a partir da veiculação das campanhas educativas”, disse.

A gerente de uma loja de artigos para bebês em Brasília, Andrea Almeida, confirma que a busca por cadeirinhas aumentou consideravelmente no último mês. “A divulgação não foi antecipada, então os pais chegaram todos de uma vez e o estoque não foi suficiente. Vendemos 15 cadeirinhas em três dias”.

Segundo a gerente, há lista de espera na loja. O pedido da cadeirinha demora cerca de um mês para ser atendido, mas são os assentos de elevação, usados por crianças com idades entre 4 e 7 anos e meio, que têm preocupado pais e lojistas. “É o item mais procurado e, no entanto, um fabricante diz que só pode entregar a partir de julho e outro, a partir de setembro”, afirma.

Teresinha Contin, supervisora de marketing de uma das maiores fabricantes do país, localizada no interior de São Paulo, informou que a empresa contratou 200 funcionários, aumentou turnos e equipamentos e dobrou a produção em 2010 para se preparar para a nova lei. “Estamos nos preparando há dois anos, mas está impossível abastecer o país todo. Se a população tivesse comprado durante o ano todo não faria esta falta”. A gerente também não sabe se o novo prazo, até setembro, será suficiente para reabastecer as lojas. “É difícil dizer porque não temos estimativas de quantas crianças precisam usar a cadeirinha”, disse.

O único equipamento que ainda pode ser encontrado com facilidade é o bebê-conforto, para crianças de até 1 ano de idade. A partir de 7 anos e meio, a criança já pode usar o cinto de segurança do automóvel. Mas até completar 10 anos, deve viajar sempre no banco de trás.

Nas lojas de Brasília, o bebê-conforto é vendido a partir de R$ 220, a cadeirinha a partir de R$ 270 e os assentos de elevação, quando encontrados, têm preços a partir de R$ 100. Até setembro, os agentes estaduais de trânsito e as polícias militares devem montar barreiras educativas para reforçar as campanhas de conscientização dos motoristas que ainda transportam crianças sem os equipamentos de segurança.

A partir de setembro, quem for flagrado descumprindo a norma será multado em R$ 191,54, terá sete pontos anotados na carteira de habilitação e ainda terá o veículo apreendido. A lei vale apenas para veículos de passeio. Segundo Alfredo Peres, as cadeirinhas reduzem em 70% o risco de morte em acidentes.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 7 de junho de 2010

REFORMA NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO TRAMITA NO CONGRESSO NACIONAL

Em 2009, a Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados criou uma Subcomissão Especial para reformar o Código de Trânsito Brasileiro.

O objetivo desta Subcomissão é analisar todos os projetos de lei, dentro da CVT, que alterem, acresçam ou revoguem disposições no CTB.

Atualmente, tramitam só nesta Comissão mais de 170 projetos de lei com essa finalidade. Além de reunir e sistematizar todas as propostas que digam respeito ao Código de Trânsito Brasileiro, o relator da subcomissão, deputado Marcelo Almeida, sugerirá posicionamento aos membros da Comissão, apontando projetos que podem ser acatados e aqueles que devem ser rejeitados.

Os projetos que tiverem posicionamento favorável serão incluídos no anteprojeto de lei, que fará parte do relatório. Além dessas proposições, também farão parte do anteprojeto sugestões oriundas dos parlamentares, setores públicos e entidades da sociedade civil. É aqui que queremos envolver a OAB/PR, através da criação de um link no site que remeta ao relatório, de forma com que a sociedade e os advogados em geral possam apresentar suas contribuições.

Confira os projetos de lei dentro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, clicando no link abaixo:
http://www.oabpr.org.br/comissoes/transito/?secao=projetosdelei

Fonte: OAB/PR

O 1º BPTRAN RECEBE VISITA DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA


O 1º BPTran, no dia 26MAI10, recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Presidente Artur da Costa Silva, oportunidade em que foi oferecido aos discentes uma palestra de conscientização e cidadania para o trânsito, além de demonstração do policiamnto de moto e visita as instalações.
Ocasião de extrema importância, angariando bastante satisfação para a escola e também para o Batalhão de Trânsito, em repassar os conhecimento e extretitar os laços com a comunidade.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ANIVERSÁRIO DE 185 ANOS DA PMPE


Aniversário de 185 anos da PMPE.

No aniversário da PMPE vão haver homenagens aos policiais militares mortos em seviço - o PM Tombado; a Copa Hípica das Polícias Militares; a tradicional Corrida dos Guararapes de Pedestrianismo e a Cerimônia Militar, estamos inovando este ano com a realização de uma homenagem, nada mais do que justa, aos PMs que se destacaram em ocorrências, sendo uma forma de reconhecimento pelo trabalho efetuado por estes profissionais em prover a segurança da comunidade, assim como àqueles que completaram 30 anos de serviço.

CALENDÁRIO DE EVENTOS DOS 185 ANOS DA PMPE:
  • 02/06 – Solenidade do PM Tombado (Homenagem aos PMs mortos em serviço) – Quartel do Comando Geral no Derby, 09h.
  • 02/06 – Exposição Mata Sul sem Drogas – Clube dos Oficiais da PM/CBMPE – 10h30. (Serão premiados os trabalhos de desenho e pintura feitos por estudantes de escolas públicas da região)
  • 04 e 05/06 (Sexta e Sábado) – VI Copa Hípica das Polícias Militares do Brasil que reúne diversos conjuntos de todo o país – Regimento Montado da PMPE/Cavalaria (Bongi) – 08h30.
  • 06/06 (Domingo) – XXXV Corrida dos Guararapes de Pedestrianismo (Largada e Chegada no Quartel do Comando Geral da PMPE, no Derby) – 08h.
  • 07 a 11/06 – Exposição das Unidades Operacionais da Corporação no Aeroporto Internacional dos Guararapes e Estação Central do Metrô do Recife, simultaneamente.
  • 08/06 - Encontro Ecumênico de Ação de Graças – Teatro do Brum/Centro de Convenções, 09h.
  • 11/06 – Solenidade de Entregas das Medalhas de 30 anos de Serviço e PM Destaque-Operacional – Quartel do Comando Geral (Derby), 08h30.
  • 14/06 – Cerimônia Militar dos 185 anos da PMPE e Entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar Teatro da UFPE, 17h.